top of page

Você escolhe qual decisão tomar ou deixa que outras pessoas façam isso por você?

Considerável o número de pessoas que conheço e dizem se sentir bem e ao mesmo tempo incomodadas quando outras pessoas tomam decisões por elas. Naturalmente é mais fácil quando outras pessoas mostram o caminho para nós. Porém, pode não ser o caminho e resultado que você queira a médio e longo prazo. A característica imediatista pode ser um sabotador silencioso para o sucesso de seus projetos pessoais e profissionais.


Tenho o privilégio de conversar com muitas pessoas, muitas mesmo! Seja no âmbito profissional, pessoal, contatos rápidos, networking; as pessoas procuram pela resposta rápida, concreta e na maioria das vezes não se preocupam com o impacto daquela ação em suas vidas, mas sim trilhar um caminho que traga satisfação instantânea.


Chega muito próximo de perfis vulneráveis.


Aí você me pergunta: todo mundo é assim Daiane, sem exceção?


Não, existem pessoas sim que se responsabilizam por suas condutas, suas decisões, suas vidas e suas carreiras. Elas possuem também interações com outras pessoas, pedem opiniões, sugestões, mas a diferença é que elas recebem o conteúdo, passa por uma espécie de análise própria que acaba reforçando ou eliminando as possibilidades para a tomada de decisão. E quando falo de decisões, vai desde comprar uma roupa até pedir demissão, mesmo ganhando financeiramente bem mas não aguenta mais o chefe.


Já ouvi assim: consigo tomar as decisões em minha vida 100% das vezes?


Se você quiser sim, você sempre poderá tomar a sua decisão, além de poder mudar seus comportamentos de acordo com o que você tem como objetivo para determinada situação, algumas mais comuns e outras muito mais complexas.


Mas tomar a decisão e mudar o seu comportamento não basta, existe o “pulo do gato” para que a sua transformação aconteça com consistência e efetividade; você precisar deixar muito claro para as pessoas que é você quem determina seu próximo passo e é você quem sabe o momento certo que a decisão deve ser tomada. Agora, se você acha que não consegue colocar isso em prática, não sabe por onde começar e isso te incomoda de alguma forma, sugiro que procure ajuda profissional.


Ah Daiane! Eu não posso ficar sendo ignorante com os outros, o que eles vão ficar pensando de mim?


Claro que não, tudo isso é possível ser conquistado com respeito, com parceria, com humildade e claro, com muita clareza verbal, mudança de posicionamento e postura dependendo do ambiente que você esteja passando dificuldades.


Nas últimas semanas, um cliente me falou assim durante uma sessão que falava deste contexto:

“Daiane, como tudo isso estava na minha cabeça e eu não sabia? Eu já tinha a resposta e não via. Eu já devia ter feito, como isso?" Ele ficou indignado porque a resposta veio dele e não de mim.


Mas sabe qual a diferença entre você permitir que outras pessoas tomem decisões por você e você ser o dono ou a dona delas?


A grande diferença é a CLAREZA de aonde você quer chegar, qual o caminho que precisa percorrer, como, quando e com quem percorrer. Estou falando de um processo de autoconsciência e planejamento que não acontece do dia para a noite, exige foco, determinação, disciplina e ajuda profissional na maioria das vezes. Isso não quer dizer que você tenha limitações muito complexas, mas sim que não fomos orientados e "moldados" a pensar desta forma.


Quando você não sabe para onde quer ir, você é levado para qualquer lugar, o tempo passa e tudo continua igual ou pior.

Você já chegou a pensar, passou ou passa por isso?


E já que você chegou até aqui lendo o meu artigo, sinceramente não desejo que seja levado ou levada para qualquer lugar. Desejo que você chegue em um lugar que seja o melhor para você e o melhor para você pode não ser o melhor para o outro, não é mesmo?


Sou Daiane Ribeiro, Psicóloga, Coach e Analista Comportamental.


Quer conversar comigo sobre o assunto? www.daianeribeirocoach.com


Além do meu site, mantenho as páginas: www.linkedin.com/in/daianeribeirocoach e www.facebook.com/daianeribeirocoach.com.br/




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page